Pode parecer fácil juntar palavras, contar momentos e tirar da cartola uma composição de sucesso. Mas o trabalho de produzir boas canções exige suor e muitos anos de dedicação. É o que garante uma das maiores compositoras do país.
Fátima Leão encara o processo de criar músicas com tanta seriedade que decidiu ensinar, de graça, as técnicas que consagraram suas músicas nas rádios do Brasil.
“Do Zero à Composições que Vendem” é o nome do projeto que Fátima apresenta nas redes sociais para ajudar escritores iniciantes a aprimorarem suas composições, por meio de técnicas e dicas aprendidas em mais de três décadas de experiência.
“Eu estou fazendo algumas lives há um certo tempo para ensinar, porque tem muitos compositores que escrevem música, mas não sabem a técnica. Não é só escrever uma declaração de amor e falar tudo que se quer“, explica Fátima, em entrevista exclusiva para a Paranaíba FM.
Entre os artistas que já gravaram suas composições estão Zezé Di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Chitãozinho e Xororó, Milionário e José Rico, Marília Mendonça e Gian e Giovani, por exemplo.
Com mais de 2 mil sucessos gravados – um recorde de composições – Fátima explica que o reconhecimento é fruto de um método rigoroso e muita dedicação às composições.
“É um método que você tem que seguir. O que se fala na parte A, você fala na parte B. No final, você tem que resumir a história. Porque a música é uma novela em um único capítulo“, diz a cantora e compositora.
Em seu perfil no Instagram, Fátima Leão tem vídeos em que explica, na prática, como compor músicas de sucesso. Os truques vão desde uma estrutura básica para a letra, até detalhes para tornar a melodia do refrão mais atrativa. Veja!
Fátima Leão diz que a principal dificuldade dos compositores atualmente é construir uma música completa, com um refrão que faça sentido.
“A principal dificuldade é que muitas vezes o compositor iniciante começa a escrever, se perde no meio da música e o refrão não encaixa. Essa técnica precisa ser passada seriamente“, defende ela, que também realiza uma mentoria para aconselhar artistas em suas músicas.
Eclética e atenta às novidades do mercado, Fátima diz que busca várias fontes para escrever suas composições. Desde música gospel, passando por clássicos do sertanejo e até MPB. Para ela, é preciso praticar bastante para aprimorar a habilidade de compor música.
“Para você ser um bom compositor, não adianta escrever uma música por ano. Hoje o mercado está muito rápido e você não pode esperar inspiração. Se você quer ser um compositor, você tem que exercitar. Se você não escrever e não fazer dentro das técnicas, você vai continuar escrevendo a esmo“, diz Fátima.
Além dos vídeos nas redes sociais, Fátima Leão vai realizar uma aula online, gratuita, no próximo dia 6 de maio, para detalhar as técnicas de sucesso no mundo das composições. Para acompanhar a transmissão, basta fazer um rápido cadastro neste link.
Fátima também dá uma dica de ouro para compositores iniciantes: atenção à melodia. Para ela, o instrumental pode ser o principal destaque da música.
“A melodia é o coração da música. É 70%, 80% da música. O pessoal tem que ter muito cuidado com a melodia, porque a melodia bonita vende qualquer história“, conclui Fátima.
Simone Mendes lançou, na última quinta-feira (3/4), a música “Saudade Proibida”, mais uma faixa que…
Amado Batista negou a possibilidade de aumentar a família com a atual esposa, a ex-Miss…
O cantor Sérgio Reis enfrentou uma reviravolta na Justiça ao tentar cobrar valores de uma…
Na última quarta-feira (2), Felipe Araújo viveu um momento de forte emoção ao relembrar a…
Gustavo Mioto levou na esportiva a solteirice e fez graça sobre “ficar de vela” em…
Naiara Azevedo, de 35 anos, teve sua vida transformada ao descobrir, aos 28 anos, que…
Leave a Comment