Mundo dos Artistas > Camaru lança 2º concurso de Queijo Artesanal

Camaru lança 2º concurso de Queijo Artesanal

Evento escolherá o melhor produto da região do Triângulo Mineiro

24 de ago de 2017 Comentários Por: Fabiana Almeida

Está lançado oficialmente o Camaru 2017 e, junto com ele, a segunda edição do Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal. Promovido pela Emater-MG e IMA, em parceria com a Prefeitura e o Sindicato Rural, o concurso acontecerá no dia 5 de setembro, às 15 horas, na 54ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2017.

A iniciativa tem por objetivo escolher o melhor Queijo Artesanal da região do Triângulo Mineiro que compreende os municípios de Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia. Dez produtores estão inscritos para o torneio. Os cinco melhores colocados da etapa regional participarão da disputa estadual em 2018.

Extencionista de Bem-estar Social da Emater-MG, Patrícia Modesto explica como será a avaliação dos jurados. “Os produtores serão avaliados por sete jurados. Serão premiados do primeiro ao terceiro colocados. Dentre os requisitos julgados estão a textura, formato, cor e o sabor do queijo. Além de estimular a qualidade, o vencedor terá um reconhecimento pelo bom produto e consequentemente um aumento de valor do queijo”, afirma.

A atividade é a principal fonte de renda para cerca de 30 mil pequenos produtores de aproximadamente 600 municípios mineiros e já levou produtores de queijo até a França para participarem do concurso Mundial do Queijo da cidade de Tours.

O que é o Queijo Minas Artesanal

O Queijo Minas Artesanal mantém as características de produção artesanal, a partir de mão de obra familiar, com produção em baixa escala e utilização de leite cru (não é permitido leite pasteurizado). Além de valorizar a identidade sociocultural do Estado, a atividade é a principal fonte de renda para milhares de pequenos produtores mineiros.