Mundo dos Artistas > Luan Santana fala sobre o álbum ‘O Nosso Tempo é Hoje’

Luan Santana fala sobre o álbum ‘O Nosso Tempo é Hoje’

Projeto completa um ano de lançamento nesta semana

08 de jul de 2014 Comentários Por: Fabiana Almeida

O DVD 'O Nosso Tempo é Hoje', do ícone Luan Santana completa um ano nesta semana. Para comemorar o marco e o sucesso do álbum, o sertanejo conversou com a equipe da Paranaíba FM e contou detalhes de todo o processo de gravação e produção do projeto.

Gravado no dia 7 de julho de 2013, o álbum já conquistou o prêmio de 'Platina Duplo' e a marca de DVD mais vendido do ano. Durante um bate papo exclusivo com a 100,7, o cantor falou sobre as suas inspirações, os desafios alcançados e a emoção inesquecível do dia da gravação. 

Confira a entrevista completa:

Paranaíba FM: Como surgiu o DVD 'O Nosso Tempo é Hoje'?

Luan Santana: O DVD o 'Nosso Tempo é Hoje' foi gravado no dia 7 de julho, há um ano. Na verdade nós sempre lançamos um CD, depois lançamos um DVD para comemorar o sucesso deste CD, usando as músicas que mais se destacaram no primeiro álbum e com 'O Nosso Tempo é Hoje' foi assim. As pessoas estavam pedindo um registro que viesse imagens e músicas inéditas, então veio a ideia de fazer este trabalho. Eu sempre defendi a ideia de levar coisas novas e este projeto foi um exemplo disso, nós demos um passo além do que já tínhamos feito. A gente se inspirou nos grandes festivais de música eletrônica, que acontecem no mundo todo como, Tomorrow Land e Glastonbury. Queríamos o mesmo clima deste tipo de festival e trazer esse clima para a música sertaneja, para a minha música. As pessoas entenderam exatamente o que a gente quis passar, as músicas e elementos e então tudo se encaixou.

Luan Santana Alternative

Paranaíba FM: Você teve algum receio de investir em um trabalho diferente, de trazer essa pegada dos festivais de música eletrônica para o sertanejo?

Luan Santana: Quando lançamos um trabalho, sempre ficamos na dúvida. Nunca temos certeza se a galera vai abrir o coração realmente e abraçar da maneira que esperamos. O 'Nosso Tempo é Hoje' me surpreendeu demais, porque já saímos com a 'Tudo Que Você Quiser', que eu acho que resume toda essa magia, esse clima que é o DVD. Acredito que de imediato as pessoas já entenderam o que a gente quis passar e melhor, aceitaram isso. Completar um ano deste sucesso, porque eu considero que este DVD é um sucesso, é maravilhoso para mim e eu só tenho a agradecer os meus fãs. Ele alcançou o prêmio de Platina Duplo e foi o DVD mais vendido do ano, eu realmente fiquei muito feliz e muito surpreso também.

Paranaíba FM: Como foi o processo de produção deste DVD?

Luan Santana: É um processo muito demorado, a gente decide que vai gravar um DVD e busca ideias e inspirações, eu sou de assistir muita coisa diferente, até mesmo de outros estilos, para ter inspiração. O primeiro passo é procurar um diretor, neste DVD a direção de vídeo ficou por conta de Joana Mazzucchelli que já havia trabalhado comigo antes, e definir toda a equipe. Depois é a parte musical que é o mais importante. Foi o primeiro trabalho que eu fiz com o Dudu Borges, eu sempre tive vontade de produzir músicas com ele e ele comigo, e juntos conseguimos definir o que era necessário naquele momento para a minha carreira. Eu sou o tipo de pessoa que dá 'pitaco' em tudo, nos arranjos, no cenário, gosto de participar de tudo e acho que é por isso que este DVD tem tanto a minha cara. 

Paranaíba FM: A primeira canção já foi um sucesso. Em pouco tempo a música 'Tudo Que Você Quiser' já estava entre as mais pedidas da Paranaíba FM. Isso ajuda muito o artista?

Luan Santana: Com certeza são as rádios que levam o que eu estou querendo passar, sem as rádios este DVD não seria nada. A música 'Tudo que Você Quiser' foi primeira que trabalhamos deste disco, se não fossem as rádios para acreditar na canção e mostrar para o público, as pessoas não teriam se apaixonado por ela. Se este círculo não se fecha o trabalho não flui, então sem dúvida as rádios são fundamentais para a minha carreira.

Show Luan Santana

Paranaíba FM: Foras preparadas várias surpresas para o lançamento do DVD. Teve pré estreia em salas de cinema, lançamento de site novo. Como surgiram essas ideias? 

Luan Santana: Isso é tudo coisa da minha equipe que eu considero super criativa, são todos meio doidos igual a mim. Basta você pedir uma ideia diferente para alguma coisa e eles já discutem e surge algo novo. Essas ações de lançamento eu devo tudo a eles e acho que foi um sucesso principalmente por eles.

Paranaíba FM: Antes do lançamento do DVD, vocês lançaram alguns trechos de músicas inéditas no Youtube, acredito que para os fãs já irem se familiarizando com as canções. Qual foi o resultado disso?

Luan Santana: Na verdade um pouco antes da gravação do DVD, nós lançamos algumas músicas inéditas em formato de guia até com metrônomo, que é o que usamos para produzir as músicas, e soltamos no Youtube para as pessoas aprenderem a letra mesmo, principalmente o refrão, uns 30 segundos de cada música. Mas eu não esperava que as pessoas cantassem como se fossem músicas lançadas há muito tempo e assim que eu subi no palco e vi as pessoas cantando tudo, todas as músicas inéditas na época, foi difícil segurar a emoção. 

Paranaíba FM: Quando você escolhe as músicas que serão lançadas, já dá pra ter uma ideia de quais hits realmente serão sucesso e vão ficar na boca da galera?

Luan Santana: Temos uma noção das músicas que a galera vai aceitar mais, até porque ficamos de olho no mercado e no que está rolando. Só que é sempre uma surpresa, tem músicas que a gente aposta e não correspondem as nossas expectativas, como tem músicas que a gente não aposta e superam as nossas expectativas. É muito difícil entender, o mais importante é fazer o trabalho com o coração, colocar muito amor ali e esperar que as pessoas entendam o que você quer passar.

Luan Santana

Paranaíba FM: Você considera que o dia 7 de julho de 2013 é um grande marco na sua vida?

Luan Santana: Com certeza o dia 7 de julho ficou marcado, até porque era um DVD aberto e dependíamos muito do tempo, eu fiquei muito nervoso e todas as pessoas que estavam envolvidas também. Foram toneladas de equipamentos, então é inevitável o medo de chover e ir tudo por água abaixo. O DVD começou ao cair da tarde e quando eu cheguei lá e vi aquele céu azul, as pessoas  chegando, os ingressos esgotados, aí essa preocupação logo passou, mas o nervosismo continuou. Foi uma emoção inesquecível viver este dia.

Paranaíba FM: Qual foi o momento mais emocionante da gravação?

Luan Santana: Tiveram vários momentos, acho que uma gravação de DVD reserva muitas surpresas e muitas emoções. Cada canção tem sua peculiaridade. Foi uma gravação que ocorreu tudo certo, não repetimos uma música e o que foi decisivo neste projeto foi a participação dos meus fãs. Eles realmente entraram de cabeça e vieram para sentir a emoção que eu queria passar, e ver o brilho nos olhos deles foi fundamental para o sucesso do trabalho.

Paranaíba FM: Agora em turnê, qual é o desafio para levar toda a emoção do dia da gravação para o resto do Brasil?

Luan Santana: O grande desafio é levar aquele cenário, toda aquela estrutura para a estrada, isso é um grande desafio. Mas o principal disso tudo e o que aprendemos com este DVD é que a essência deve ser levada na estrada, não necessariamente todos os equipamentos. O clima do DVD tem que ser levado, eu queria que todas as pessoas do Brasil inteiro sentissem o que nós sentimos no dia da gravação. Graças a Deus todo mundo tem elogiado bastante este novo trabalho, é um show muito bem produzido, tudo acontece na hora certa e a linha emocional do público me mantem no topo durante todo o show, do começo ao fim. Eu acho que nós estamos tocando o coração das pessoas com este show.