Mundo dos Artistas > Morre o cantor Léu, da dupla Liu & Léu

Morre o cantor Léu, da dupla Liu & Léu

Mesmo após a morte do irmão em 2012, ele seguia a carreira com outro parceiro.

16 de maio de 2019 Comentários Por: Victor Fernandes
O músico não estava bem de saúde. (Foto: Reprodução/TV Cultura)

Morreu nesta quinta-feira (16), aos 82 anos, o cantor Walter Paulino da Costa, conhecido como Léu, da dupla Liu & Léu.

Após a morte do parceiro Lincoln Paulino da Costa, o Liu, em agosto de 2012, Léu seguiu cantando com outro irmão, Lourenço. A assessoria ainda não confirmou as causas do falecimento. Segundo amigos próximos, o cantor não estava bem de saúde.

A dupla Gilberto e Gilmar prestou homenagem ao cantor. Em uma publicação no Instagram com a foto de Léu, eles escreveram:

“Recebemos a triste notícia do falecimento do Léu, da dupla Liu & Léu. Grande sucesso dos anos 70, a dupla Liu & Léu era considerada a mais afinada da música sertaneja”.

Gilberto e Gilmar ainda lembraram “sucessos inesquecíveis” da dupla, como Caminheiro, Boiadeiro Errante e Sementinha.

Dupla com história

Nascidos em Itajobi, interior de São Paulo, os irmãos Liu & Léu descobriram o dom da música muito cedo. Léu, aos seis anos de idade, já subia em uma cadeira e cantava com a família, em casa.

Eles tinham outros sete irmãos e cresceram em uma lavoura de café e cereais. Desde a infância participavam de festas de catiras e tinham a música no DNA. Deixaram o meio rural quando o pai, Gabriel, decidiu mudar para a capital e abandonar a lavoura.

Os irmãos decidiram trabalhar em uma metalúrgica, mas antes de iniciarem o trabalho foram descobertos pelo programa ‘Brasil Caboclo’ da Rádio Bandeirantes, após uma apresentação improvisada.

O primeiro disco foi gravado em 1959, após sucesso no rádio e em apresentações circenses em várias cidades. Eles são primos e Vieira & Vieirinha e irmãos de Zico & Zéca, duplas com história importante na música sertaneja entre as décadas de 1960 e 1970.

Para conhecer e ouvir um pouco mais da história da dupla, acompanhe abaixo uma seleção especial feita pelo programa “Viola, Minha Viola” da TV Cultura.