Mundo dos Artistas > Erasmo Carlos morre aos 81 anos, no Rio de Janeiro

Erasmo Carlos morre aos 81 anos, no Rio de Janeiro

Com 65 anos de carreira e 29 álbuns de estúdio, o Tremendão foi um dos pioneiros do Rock no Brasil.

22 de nov de 2022 Comentários Por: Flávio Max
Erasmo Carlos (Foto: Divulgação)

O cantor e compositor Erasmo Carlos morreu hoje (22) aos 81 anos no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela gravadora Som Livre, mas a causa da morte ainda não foi divulgada.

No dia 17 de outubro, o músico foi internado no hospital Barra D’Or com uma síndrome “edemigênica”, doença caracterizada pelo aumento do volume de líquido fora dos vasos sanguíneos. Ele recebeu alta no dia 2 de novembro, após mais de duas semanas de internação.

Na ocasião, as apresentações que Erasmo faria nos Estados Unidos no início deste mês foram adiadas. Em agosto, Erasmo também contraiu covid-19 e passou oito dias internado para tratar a doença.

Com 65 anos de carreira e 29 álbuns de estúdio, Erasmo Carlos foi um dos pioneiros do Rock no Brasil. O cantor adotou o estilo musical desde o início da trajetória influenciado pelo ídolo Elvis Presley. Nascido no bairro da Tijuca, na zona norte do Rio, Erasmo Carlos participou de várias bandas até de se lançar em carreira solo.

Foto: Divulgação

O auge do sucesso aconteceu em 1965 quando o artista estourou de vez com a Jovem Guarda. O programa exibido pela TV Record era apresentado por ele, Roberto Carlos e Wanderléa. Eles criaram um movimento cultural de música e comportamento que influenciou várias gerações.

Na última sexta-feira (18), Erasmo foi o vencedor do Grammy Latino na categoria “Melhor álbum de rock de língua portuguesa” com o disco “O futuro pertence à … Jovem guarda“. Lançado em fevereiro de 2022, o último trabalho do artista reúne oito releituras de faixas lançadas entre 1964 e 1966.

Foto: Divulgação

Em seu último aniversário em 5 de junho, o Tremendão, como era chamado, usou as redes sociais para fazer um post autobiográfico.

Sou o resultado das minhas realizações…gols e bolas na trave fazem parte do jogo já que a vida é curta e minha vontade é eterna…sou o que pude e o que tentei ser (…) meu canto será ouvido assim como o som dos ventos, enquanto o sol brilhar e as lembranças resistirem…dei passos vendados em caminhos movediços para ser merecedor de um lugar no pódio do amor !!! Feliz Aniversário Para mim!!!”, disse ele na ocasião.

Erasmo deixa a mulher, Fernanda Passos, dois filhos de uma união anterior, e centenas de canções inesquecíveis.