Mundo dos Artistas > Gusttavo Lima anuncia que não será candidato à Presidência em 2026

Gusttavo Lima anuncia que não será candidato à Presidência em 2026

O Embaixador optou por deixar os planos políticos para se dedicar à expansão no mercado musical latino-hispânico

20 de mar de 2025 Comentários Por: Camila Pimentel
Créditos: Reprodução Instagram

Pouco mais de dois meses após colocar seu nome “à disposição” para disputar a Presidência da República em 2026, Gusttavo Lima anunciou, nesta quarta-feira (19), que não seguirá na corrida eleitoral.

A decisão foi comunicada por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, no qual o cantor destacou que dará continuidade à sua “carreira artística e tocar os meus negócios”.

“Quero ressaltar aqui que não sou candidato a nenhum cargo político. Em 26 não serei candidato, nem mesmo sou filiado a qualquer um partido. Manifestei, sim, meu interesse de ajudar o Brasil. Meu objetivo é contribuir de outras formas, sem a necessidade de concorrer ou ser eleito para algum cargo público”, afirmou o Embaixador.

Desde que manifestou interesse em janeiro, o nome do artista apareceu em diversas pesquisas de intenção de voto. Em um dos levantamentos, ele foi citado como o concorrente com menor diferença para o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um eventual segundo turno.

No estudo realizado pela Genial/Quaest, no primeiro cenário testado, o petista obteve 41% das intenções de voto, enquanto Gusttavo Lima somou 35%. Os indecisos representaram 3%, enquanto brancos, nulos ou aqueles que não votariam chegaram a 21%.

Novos desafios musicais

Segundo o colunista Mauro Ferreira, do G1, a desistência do cantor não pegou de surpresa seus amigos próximos nem o meio sertanejo. De acordo com o jornalista, o esposo de Andressa Suita optou por deixar os planos políticos para se dedicar à expansão no mercado musical latino-hispânico.

Créditos: Reprodução Instagram

O primeiro álbum do Embaixador em espanhol será gravado nos próximos dias, diretamente de Miami, nos Estados Unidos. A parceria com a Sony Music Internacional, por meio do selo 5020 Records, foi firmada, além da colaboração com o experiente empresário Dody Sirena, que por mais de duas décadas esteve à frente da carreira de Roberto Carlos.

Consolidar presença no mercado latino está entre os principais objetivos do cantor. Ainda em 2025, está previsto o lançamento de um álbum audiovisual repleto de músicas em espanhol, trazendo influências da bachata, ritmo dominicano que já se mistura ao pop sertanejo do artista.

Para essa nova fase, a agenda de shows no Brasil deverá ser reduzida, estratégia que já vinha sendo considerada desde o ano passado.