Mundo dos Artistas > Leonardo pede retirada de suas músicas do streaming após disputa com gravadora
Leonardo pede retirada de suas músicas do streaming após disputa com gravadora
Cantor move ação contra a Sony Music, afirma que não autorizou uso digital das faixas e pede indenização por danos morais
06 de maio de 2025 Comentários Por: Geovanna Moraes Lima

A discografia de Leonardo pode desaparecer das plataformas de streaming em breve — e o motivo é uma disputa judicial. O cantor está processando a Sony Music por, segundo ele, explorar suas músicas de forma indevida e ilegal na internet.
Tudo começou porque, de acordo com Leonardo, o contrato assinado com a gravadora em 1998 não previa o uso das músicas em plataformas digitais. Na época, o que existia era CD, fita cassete e vinil.
“Novo contrato deveria ter sido feito”, diz defesa do cantor
A defesa de Leonardo é clara: “um novo instrumento jurídico deveria ter sido celebrado entre as partes” para permitir o uso das músicas nas plataformas modernas. Como isso não aconteceu, o cantor entrou com um processo pedindo a retirada das canções da conta da gravadora e o repasse para uma conta indicada por ele. Em seguida, o cantor solicitou que tudo seja deletado do streaming.
Além disso, Leonardo também está cobrando uma indenização de R$ 50 mil por danos morais, afirmando que nunca recebeu pela reprodução online de seus sucessos.
Sony Music rebate e diz que caso é delicado
Do outro lado da história, a Sony Music também apresentou sua versão. A gravadora reconhece que a questão é complexa, já que a legislação brasileira proíbe a transferência de direitos autorais para formas de uso que ainda não existiam na data da assinatura do contrato — como é o caso do streaming e dos downloads digitais.
As mais lidas
- Gustavo Mioto lança EP com Fábio Jr. e celebra troca entre gerações na música sertaneja
- Antes do altar, Jakelyne e Mariano reúnem familiares em evento
- Simone Mendes celebra nova fase: “Mais segura, forte e certa do que sou capaz”
- Luan Santana e Léo Foguete lançam nova versão de “Dona” com videoclipe ao vivo
- Chitãozinho & Xororó são homenageados e celebram nova geração sertaneja