Mundo dos Artistas > Chitãozinho e Xororó dizem que Marília Mendonça preencheu lacuna no sertanejo

Chitãozinho e Xororó dizem que Marília Mendonça preencheu lacuna no sertanejo

Chitãozinho e Xororó destacam o impacto de Marília Mendonça no sertanejo e relembram como a cantora preencheu espaço feminino no gênero.

06 de ago de 2025 Comentários Por: Daniel Vieira Bueno
Foto: Divulgação

Influência além das palavras

Durante participação no podcast “Marília – o outro lado da sofrência”, Chitãozinho e Xororó refletiram sobre o impacto de Marília Mendonça no universo sertanejo.

Para a dupla, a cantora goiana não apenas conquistou espaço, mas também preencheu uma ausência histórica no gênero, especialmente no que diz respeito à presença feminina.

Xororó comparou a trajetória de Marília com o cenário da música country nos Estados Unidos, onde artistas como Dolly Parton e Reba McEntire já ocupavam posições de destaque.

“E no Brasil eram poucas artistas femininas”, disse. Segundo ele, a chegada das mulheres com o sertanejo universitário mudou o jogo. “Vieram cantando esse outro lado da história que realmente preencheu essa lacuna (…) com músicas comerciais, arranjos comerciais. Veio fortalecer muito mais ainda o nosso gênero”, explicou.

Foto: Brunno Rangel

Voz que marcou uma geração

Além das letras, o que chamou atenção de Chitãozinho e Xororó foi o timbre único de Marília. Xororó classificou a voz dela como forte e marcante, enquanto Chitãozinho destacou a emoção natural presente nas interpretações da artista.

“São poucos os cantores no mundo que a gente costuma dizer que têm lágrima na voz. Ela é uma dessas pessoas privilegiadas”, afirmou. Para ele, bastava Marília chegar ao microfone para conquistar o público com a emoção.

Outro olhar sobre velhas histórias

As músicas de Marília Mendonça abordaram temas já conhecidos do público sertanejo:traição, amores frustrados, bebedeiras, mas com um ponto de vista diferente.

A diferença estava na forma de contar essas histórias: sem romantizar, sem pedir licença, e com voz ativa.

O podcast, agora em seu terceiro episódio, relembra como Marília ajudou a abrir caminho para muitas outras mulheres no gênero.

A presença e influência da cantora continuam vivas, seja nos palcos, nos áudios ou nas memórias que ela deixou na música sertaneja.