Mundo dos Artistas > Chitãozinho & Xororó são homenageados e celebram nova geração sertaneja

Chitãozinho & Xororó são homenageados e celebram nova geração sertaneja

Dupla recebe tributo no Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira e se emociona ao ver jovens artistas dando voz aos seus clássicos

14 de abr de 2025 Comentários Por: Geovanna Moraes Lima
Foto: Reprodução/Internet

Chitãozinho & Xororó serão os grandes homenageados da 32ª edição do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira. A premiação, marcada para o dia 4 de junho, no Rio de Janeiro, também valoriza talentos da nova geração — algo que a dupla tem feito com orgulho ao longo dos anos.

Em entrevista ao Estadão, Chitãozinho comentou a emoção de ver cantoras como Marina Sena e Juliana Linhares regravando sucessos da dupla. “Para nós é a demonstração total de que a música não tem fronteira. É uma nova geração que está vindo aí e passando adiante aquilo que nós criamos há mais de 40 anos. Não tem dinheiro que pague! A música sempre está pronta!”, disse, emocionado.

Reconhecimento unânime

A escolha da dupla foi unânime entre os membros do comitê da premiação, que inclui nomes como Gilberto Gil, Ney Matogrosso e Criolo. “Quando soubemos que fomos escolhidos por unanimidade, com 100% de aprovação, foi uma alegria muito grande”, contou Chitãozinho, que ainda sente a adrenalina de cada show como se fosse o primeiro.

Do sertanejo ao pop

Os cantores sempre tentaram inovar, mesmo quando isso gerou críticas, como na versão pop de “No Rancho Fundo”, sucesso na novela Tieta. “Alguns tradicionalistas disseram que deturpamos a música. Mas recebemos a benção da família do Ary Barroso. Acertamos mais uma. Foi um enorme sucesso”, relembrou.

Foto: Reprodução/Internet

Chitãozinho e Xororó também tem história com grandes nomes da MPB, como Milton Nascimento. “Ele foi no programa e cantou super bem conosco”, relatou a dupla. Hoje, com uma agenda mais tranquila, os irmãos pretendem fazer no máximo 30 shows até o fim do ano. Entre os próximos lançamentos, está “Casa da Avó”, parceria com o filho de Chitãozinho, Enrico.

Mesmo com décadas de carreira, os ensaios continuam firmes. “Fazemos três, quatro aulas de vocalização por semana para estar sempre bem no palco”, revelou Chitãozinho. Para ele, o segredo está em valorizar a própria história e se entregar de verdade a cada apresentação.