Mundo dos Artistas > Gal Costa, ícone da música brasileira, morre aos 77 anos
Gal Costa, ícone da música brasileira, morre aos 77 anos
A artista havia passado recentemente por uma cirurgia para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e estava afastada dos palcos.
09 de nov de 2022 Comentários Por: Flávio Max
A cantora Gal Costa, um dos ícones mais importantes da música brasileira, morreu na manhã de hoje (09) aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora, mas a causa da morte não foi informada.
Gal havia passado recentemente por uma cirurgia para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita. Após o procedimento a artista deu uma pausa nos shows que estava realizando pelo país.
Ela estava em turnê desde outubro de 2021, com o show “As várias pontas de uma estrela”, no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB.
Além de rodar o Brasil, Gal entrou na programação de vários festivais e ainda tinha uma turnê na Europa prevista para novembro, mas que também foi cancelada por conta da cirurgia.
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e foi a voz de clássicos da MPB. Ela estreou na música aos 20 anos, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé no espetáculo “Nós, Por Exemplo”.
O primeiro álbum solo saiu em 1969 e trouxe músicas que entraram para sempre no repertório do cancioneiro nacional. Ao todo, foram 57 anos de carreira e mais de 40 discos lançados, o último trabalho de inéditas “A pele do futuro” lançado em 2018, foi inspirado pelo filho Gabriel de 17 anos.
Também em 2018, Gal Costa se uniu à Marília Mendonça e juntas lançaram a faixa “Cuidando de Longe”. A colaboração por pouco não saiu devido a insegurança da Rainha da Sofrência que ficou receosa em apresentar suas composições ao produtor de Gal. Já no estúdio em São Paulo, o encontro entre elas foi alegre e descontraído e por fim a canção fez muito sucesso nas rádios de todo o Brasil.
O último álbum lançado pela cantora foi “Nenhuma Dor” de 2021, quando Gal regravou músicas como “Meu Bem, Meu Mal”, “Juventude Transviada” e “Coração Vagabundo”, com cantores como Seu Jorge, Tim Bernardes e Criolo.
As mais lidas
- Clayton & Romário apresentam show “ComVida” em Uberlândia com convidados especiais
- Gravação de DVD do Gustavo Mioto conta com novo feat musical com Ana Castela
- Após pausa, Zé Neto e Cristiano já tem data de retorno aos palcos
- Marrone confessa inseguranças antes de se submeter a procedimentos estéticos
- Maraisa desmente boatos de separação da dupla com Maiara