Publicado em 11 de julho de 2023 às 11:57 por Luiz Barros

A Inteligência Artificial veio para ficar e mostrar a potência de resgatar memórias afetivas, pessoas e vozes. E foi assim que aconteceu no último domingo (9), em São Paulo no festival Arraial Estrelado de uma marca de entregas de lanches em domicílio. O cantor João Gomes foi a estrela do evento e cantou com o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Juntos, os dois cantaram a música “Eu Tenho a Senha”.
A inteligência artificial reuniu quase 100 músicas do Rei do Baião, em aproximadamente 80 minutos de gravação do repertório original, para recriar a voz de Luiz Gonzaga e aplicar na música de João Gomes.
Conforme informações da própria empresa, foram 40 dias de trabalho entre pesquisa e produção para que Gonzaga fosse reproduzido. O acervo pessoal do artista, que faleceu em 1989, foi essencial para projetar a imagem e o som que fosse reproduzido durante o show de João Gomes.
A proposta era estrear a homenagem ao artista nordestino e ícone das festas juninas, na grande festa do São João de Caruaru, mas precisou ser adiada. Nas redes sociais, João Gomes, falou sobre a novidade.
“São João já é uma época emocionante por si só, mas esse foi o mais especial de todos. Poder cantar com meu maior ídolo na minha época favorita do ano, foi de longe uma das maiores realizações da minha vida”, disse Gomes.