Mundo dos Artistas > João Gomes canta com Luiz Gonzaga através de Inteligência Artificial durante festival em São Paulo
João Gomes canta com Luiz Gonzaga através de Inteligência Artificial durante festival em São Paulo
O Rei do Baião foi reproduzido em 80 minutos de gravações originais com sua voz
11 de jul de 2023 Comentários Por: Luiz Olímpio
A Inteligência Artificial veio para ficar e mostrar a potência de resgatar memórias afetivas, pessoas e vozes. E foi assim que aconteceu no último domingo (9), em São Paulo no festival Arraial Estrelado de uma marca de entregas de lanches em domicílio. O cantor João Gomes foi a estrela do evento e cantou com o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Juntos, os dois cantaram a música “Eu Tenho a Senha”.
A inteligência artificial reuniu quase 100 músicas do Rei do Baião, em aproximadamente 80 minutos de gravação do repertório original, para recriar a voz de Luiz Gonzaga e aplicar na música de João Gomes.
Conforme informações da própria empresa, foram 40 dias de trabalho entre pesquisa e produção para que Gonzaga fosse reproduzido. O acervo pessoal do artista, que faleceu em 1989, foi essencial para projetar a imagem e o som que fosse reproduzido durante o show de João Gomes.
A proposta era estrear a homenagem ao artista nordestino e ícone das festas juninas, na grande festa do São João de Caruaru, mas precisou ser adiada. Nas redes sociais, João Gomes, falou sobre a novidade.
“São João já é uma época emocionante por si só, mas esse foi o mais especial de todos. Poder cantar com meu maior ídolo na minha época favorita do ano, foi de longe uma das maiores realizações da minha vida”, disse Gomes.
As mais lidas
- Clayton & Romário apresentam show “ComVida” em Uberlândia com convidados especiais
- Gravação de DVD do Gustavo Mioto conta com novo feat musical com Ana Castela
- Após pausa, Zé Neto e Cristiano já tem data de retorno aos palcos
- Marrone confessa inseguranças antes de se submeter a procedimentos estéticos
- Ruth Moreira, mãe de Marília Mendonça, planeja adotar criança: ‘Era o sonho dela’