Mundo dos Artistas > Cavalgada Camaru será dia 27 de agosto e terá a Queima do Alho

Cavalgada Camaru será dia 27 de agosto e terá a Queima do Alho

Evento que anuncia a exposição resgatará tradição das comitivas de peões de boiadeiro

17 de ago de 2017 Comentários Por: Fabiana Almeida

A 17ª edição da Cavalgada Camaru, evento que anuncia oficialmente a chegada da Exposição Agropecuária de Uberlândia, este ano acontecerá no dia 27 de agosto, a partir das 11 horas, com saída de cavaleiros da Avenida Rondon Pacheco, ao lado do estádio Airton Borges. Na chegada ao parque Camaru as comitivas farão a Queima do Alho, comida típica dos peões de boiadeiro, feita em fogões à lenha improvisados no chão, com arroz, feijão tropeiro, carne de sol e paçoca de carne socada em pilão.

O evento é gratuito e aberto para participantes que se apresentam no local, devidamente equipados e com animais em boas condições de saúde. Não há necessidade de inscrição prévia. Várias comitivas da região já confirmaram presença no evento deste ano. A expectativa é receber mais de 4 mil pessoas que seguirão pelas vias do centro da cidade até chegar às dependências do parque de exposições Camaru.

A Cavalgada Camaru começou em 2001 como uma brincadeira entre amigos que fizeram a cavalo o trajeto entre a Praça Sérgio Pacheco e o parque Camaru no final de semana que antecedeu a exposição agropecuária. Desde então, o volume de participantes aumentou tanto que forçou a organização a transferir o ponto de concentração para um terreno mais amplo.

O trajeto também foi alterado para que o grupo pudesse passar pelas principais avenidas da cidade como a Floriano Peixoto, Afonso Pena, Cesário Alvim e João Naves de Ávila.  Em suas três últimas edições a Cavalgada Camaru reuniu mais de 3,5 mil participantes, entre cavaleiros e amazonas que se apresentam individualmente e comitivas de cidades do Triângulo Mineiro.

Queima do Alho

A Queima do Alho é uma festividade típica de alguns estados do interior do Sudeste e Centro-oeste do Brasil. A história deste ritual data dos tempos em que os tropeiros viajavam para vender seus bois. Os grupos eram compostos por um cozinheiro, um ajudante de cozinha e peões. Como as viagens eram longas, duravam entre três e quatro meses, os cozinheiros tinham a preocupação de trazer no lombo dos animais, alimentos não perecíveis, conservados no sal grosso. Barretos era o ponto final desta longa jornada, por ser um grande mercado de compra de bois. Sempre havia a pergunta de quem queimaria o alho. Aquele que se dispunha durante a cavalgada ir à frente, já começava a descascar o alho e colocar na conserva de gordura animal para que, quando chegasse próximo ao horário de almoço ou jantar, já estivesse tudo preparado.

+ Leia também: Camaru promove mesa redonda sobre viola instrumental